Curadoria de Eventos: Serviço que Amplia Resultados e Preserva a Imagem das Marcas

Entre tantas surrealidades e disparates ocorridos na última semana, um fato diretamente atingiu o mercado de eventos.

Um vídeo da apresentação tosca de uma coreografia de movimentos completamente inapropriados, com cunho obsceno, ao som de uma versão de “BatCu”, de Aretuza Lovi, com participação de Valesca Popozuda, durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde, que aconteceu no dia 05 de setembro, viralizou nas redes sociais e causou uma verdadeira vergonha e revolta entre a população brasileira, em geral, e fazendo com que parlamentares protocolaram requerimentos de informação para que a pasta preste esclarecimentos sobre os gastos do evento.  

O ministério da Saúde divulgou um comunicado oficial no qual diz lamentar o ocorrido, e afirma que adotará medidas que o episódio não se repita.

E as ações foram até que letárgicas, mas começaram a surgir: uma foi a demissão do diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Lemos, responsável pelo evento polêmico com a performance inadequada. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade em vídeo publicado nas redes sociais.

Nesse mesmo material, a Ministra da pasta informa que criou uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos assinados pelo ministério e ficará subordinado diretamente ao gabinete de Nísia Trindade, com o intuito de fazer uma avaliação dos projetos e fomentar sua adequação à missão institucional

A atitude é louvável, mas demonstra uma fragilidade dos cargos ocupados, tanto de carreira, quanto comissionados. Será que não há na equipe de eventos, cerimonial e protocolo, profissionais com competências para agir com responsabilidade no planejamento dos acontecimentos da pasta?

São meros executores e não entram na seara estrategista, que demanda perfil analítico e detentor de técnicas e metodologias para o efetivo sucesso das iniciativas?

Tantos assessores e até mesmo “aspones” (assessores de porcaria nenhuma), folha de pagamento extensa e mesmo assim são amadores em suas funções?

Perguntas que não só devem ser feitas a pasta que está no epicentro dos burburinhos, mas de todas as demais que compõe a configuração pública, tanto na esfera federal, quanto na estadual e municipal.

A inclusão oficial de uma curadoria de eventos é uma forte tendência que há muito já conquistou o mercado corporativo.

Um dos trabalhos que mais tenho sido requisitada, principalmente por minha vertente acadêmica e, também, pelo vasto networking que construí ao longo de décadas de mercado, é a curadoria de conteúdo em eventos.

Na atualidade, independente de qual seja a tipologia de eventos, a busca pelo conhecimento, pelo aprendizado e sobretudo pela experiência em deparar-se com algo novo, útil e interessante, vem sendo considerada o estratagema para o sucesso do projeto, mas sem se afastar das suas diretrizes identitárias.

Claro que a performance erótica em questão não está proibida, mas é preciso analisar em qual contexto, em qual tipologia, qual o perfil do público, e sobretudo na adequação dos valores transmitidos pelas marcas envolvidas no evento.

Muita pesquisa, muita averiguação, muitos contatos, muitas horas frente as mídias sociais, depurando materiais e checando informações, pois em época de pós-verdades, é muito comprometedor a falta de integridade de muitos que no alto de suas vaidades e por que não dizer desonestidade, já que lhes auto-premiam, se outorgam títulos e vivências imaginárias, na tentativa de se projetarem e terem seus quinze minutos de fama, mesmo que de forma negativa.

Frente a esse lamentável acontecimento do ministério da saúde, esse papel, o de curadoria, torna-se, agora, mais vital nos eventos, demandando um senso de comprometimento e responsabilidade de grande vulto e que ao ser entregue em mãos erradas pode ser categórico para o fracasso do projeto, gerando crises de imagens com potencial de grandes estragos.

A curadoria de conteúdo em eventos processa atitude empática em pensar no outro e alinhar todos os interesses genuínos de sua realização, sem pregar gostos particulares e/ou lacrações baratas.

Ministra, estou à disposição… por favor, não deixe que mais constrangimentos assolem nosso mercado, que é muito sério, dinâmico e que realmente, nem sempre dança conforme a música tocada, pois tem visão e sobretudo, responsabilidades.