Os eventos temáticos Halloween ganham espaço no Brasil

Há alguns anos, uma data relativa à cultura norte-americana tem invadido o Brasil, neste mês de outubro, com a celebração do Dia das Bruxas.

A festa, que é comemorada no último dia do mês, 31, e surgiu de um antigo festival pagão organizado pelos celtas há mais de 2 mil anos, conhecido como Samhain que marcava o fim do verão.

O Halloween é uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos, e um dos feriados que mais estimula o mercado norte-americano. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, o Halloween movimenta cerca de 9,1 bilhões de dólares todos os anos.

Atualmente no Brasil, festas temáticas alusivas a esse dia são realizadas em todo país, inspirando milhares de pessoas atraídas pelos mistérios e assombrações que envolvem a tradição.

 A data representativa é ideal para os negócios. As comemorações como o Halloween podem ser úteis em estratégias de mercado, principalmente nos setores de marketing e publicidade. Datas comemorativas e campanhas sazonais são extremamente favoráveis para a captação e fidelização de clientes. Natal, Black Friday ou o Dia das Mães são alguns exemplos de comemorações que podem ajudar na prospecção de novos consumidores, já que são períodos em que a procura por produtos e serviços tende a ser maior.

Estratégias relacionadas a datas celebrativas são chamadas de Campanhas Sazonais que, em outras palavras, são ações temporárias em uma época específica do ano.

E os eventos, como um dos mais importantes veículos de comunicação dirigida, acabam sendo muito utilizados para incluir essas ações.

Ações sazonais são excelentes também para o ambiente interno de todas as empresas. Devido às grandes demandas de trabalho, muitos colaboradores se sentem exaustos e esgotados. 

Segundo dados da pesquisa Talkspace’s Employee Stress Check, feita em 2022, um a cada dois funcionários se sente estressados em seu ambiente profissional. Dessa forma, campanhas de Halloween e outros feriados conhecidos, como o Natal e a Páscoa, podem servir de alternativa para engajar a equipe, favorecendo, assim, o reforço de valores da cultura organizacional.

Foi o pensamento e investimento do Cebrac – uma empresa que possui 28 anos de atuação no segmento educacional, somando mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país – que demonstra que sempre é possível alavancar o negócio, trabalhando para envolver, tantos os clientes, nesse caso, alunos, quanto colaboradores. Confira dois exemplos, simples, mas que geram conexões.

 

1. Unidade Cebrac de Aracaju, Sergipe

No dia 27, foi realizado um bingo do terror, em inglês, com a participação dos alunos do curso de idioma, onde alguns irão caracterizados. Na unidade, teve uma decoração ambiente, música e jogos temáticos.

 2. Unidade Cebrac de Petrolina, Pernambuco

“Neste Halloween, faremos um evento com o concurso de melhor fantasia, vai ser um sucesso total! A celebração será na área externa do prédio, com DJ, decoração personalizada, som e iluminação para contagiar a todos os nossos alunos com embalo e diversão garantida. Além disso, teremos snacks e refrescos no buffet”, pontua a franqueada Maira.

Outro local, que irá pegar carona na data para ter uma relação mais próxima com os moradores, no que tange a cultura é o Cemitério da Consolação, que fará no próprio dia 31, um tour por suas dependências, batizado de  ‘O que te assombra?’, para as pessoas interessadas em descobrir a história, a arte e a cultura presentes na necrópole por uma perspectiva diferente.

Durante o passeio, que começa às 19h e é mediado por um guia e uma historiadora, os visitantes poderão conhecer túmulos de personalidades brasileiras, como da pintora Tarsila do Amaral, do abolicionista Luís Gama, do jornalista Líbero Badaró e do poeta Oswald de Andrade. E, também irão ouvir histórias sobre santos populares, lendas urbanas e arte tumular.

Assim a concessionária Consolare, que faz a gestão do local, pretende gerar uma maior atratividade no que diz respeito a contemplação artística, já que o Cemitério da Consolação, existente desde 1858, é considerado um museu ao céu aberto.

No local, há esculturas de Victor Brecheret, Luigi Brizollara e Eugênio Prato, entre outros, dividem espaço e emolduram sepulturas de personalidades ilustres, como os vanguardistas da Semana de Arte Moderna de 1922: Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, além do Conde Francesco Matarazzo, a Marquesa de Santos, o escritor Monteiro Lobato e o milagreiro Antoninho da Rocha Marmo.

Algumas dessas obras de arte, como “Solitudo em Granito”, de Francisco Leopoldo e Silva, são tombadas por órgãos de preservação do patrimônio histórico.

Com o evento, há o objetivo de estimular a visitação a obras de arte em cemitérios, algo muito comum na Europa, durante todo o ano. Essa atividade no  Brasil, ainda é vista com muita reserva e até mesmo medo e por isso mesmo, a estratégica de romper com tal percepção negativa.

Seja qual for o negócio, eventos e tematização sempre serão uma dupla infalível para atingir metas e sobretudo, fomentar relacionamentos.

Vamos então, ao Dia das Bruxas, ou melhor, ao Dia do Saci, já que no dia 31 de outubro é também dia desse personagem tão emblemático do Folclore Brasileiro.

Oba… tem mais ideia de eventos chegando…