Foco na Experiência com Total Segurança

Há muito São Paulo precisava ter um festival de música, seu, com suas características e multi-particularidades.

A família Medina, detentora de uma das mais famosas marcas globais nesse segmento, construída a partir de 1985, não quis apenas realizar mais uma edição do Rock in Rio em terras paulistanas e por isso mesmo investiu em um projeto único, exclusivo, desenhado para a grandeza e magnitude de São Paulo.

Batizado de The Town, o festival promete entrar para a história da cidade e da música brasileira e mundial. Entre os dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, estima-se que o Autódromo de Interlagos receba 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, distribuídas pelos 360 mil m² de extensão que o evento ocupará.

O item segurança, na atualidade, torna-se elemento vital para que possamos não só ter um festival de sucesso, repleto de bem-estar e experiências positivas, mas também para promover a arquitetura de uma marca confiável e de credibilidade.

Por isso, mesmo, o esquema de segurança desenvolvido para o The Town 2023, desenvolvido pela SegurPro, empresa oficial de segurança do The Town, desenvolveu um esquema de segurança personalizado, que irá contar com cão-robô, cerca de dois mil vigilantes e Centro de Controle instalado diretamente no Autódromo de Interlagos.

A cobertura de toda a área útil contará também com mais de 100 câmeras de segurança, bodycams, radares perimetrais, drones, 25 cães treinados, entre outras soluções de ponta.

Para que tudo ocorra dentro do previsto, mais de dois mil vigilantes especializados estarão dedicados em tempo integral à segurança do festival, além de 25 cães e condutores treinados para atividades dessa magnitude, que irão se somar ao pet mais tecnológico do mundo, o Yellow, cão-robô da SegurPro, que atuou no Mutua Open de Madrid e Rock in Rio Lisboa e Brasil em 2022.

o Yellow desembarca no Brasil novamente – e pela primeira vez em São Paulo. O cão-robô utilizará tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal (detecção de incêndio), averiguar eventos suspeitos e se expor a ele – se necessário, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento, sendo um dos principais aliados no monitoramento em tempo real de todas as informações coletadas e reportadas aos agentes presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro no festival e no iSOC.

A companhia irá controlar o esquema de segurança a partir de um Centro de Controle Operacional dedicado e instalado diretamente no Autódromo de Interlagos e que será suportado pelo iSOC, o maior Centro de Controle Operacional da América Latina, localizado em São Paulo.

O Centro de Controle Operacional (CCO) que está sendo montado dentro do Autódromo de Interlagos terá mais de 20 pessoas trabalhando no local, entre profissionais de TI, força policial e bombeiros, que ao lado do time de vigilantes e operadores da SegurPro, farão o monitoramento de todo o evento por meio de um videowall de 18m² com transmissão e gravação de imagem instantânea. No local será possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança dispostos no Autódromo, além de gerenciar o efetivo de vigilantes e controladores de acesso.

Para o monitoramento de grandes áreas, a SeguPro irá contar com diversas tecnologias da Ôguen. O radar de segurança Magos atuará integrado ao CCO para o monitoramento do perímetro. Além do radar, haverá quatro drones fazendo patrulhamento aéreo através da plataforma High Lander para gerenciamento automático de drones. Toda a operação será completada com o drone cabeado israelense Albatross que possui câmera com 40x de zoom óptico além de ser térmica fica permanentemente no ar, garantindo cobertura ampla e contínua de uma imagem 360º dia e noite. A operação de rondas pré-programadas também será monitorada simultaneamente pelo CCO no evento e contará com licenças do VMS Security Center, cedidas pela Genetec, para gestão das imagens e espelhamento da operação no iSOC.

A SegurPro contará ainda com quatro ASUs – base móvel e autônoma de monitoramento de imagens, alimentada por energia gerada através de placas solares e que serão distribuídos em locais específicos no Autódromo de Interlagos, de acordo com a necessidade da operação.

 “Temos mais de 10 anos de know how atuando na segurança de festivais. Sabemos o quanto esse tipo de evento é uma experiência marcante para cada participante, por isso, nosso objetivo é ampliar a segurança de todos para que a única preocupação seja aproveitar a experiência de prestigiar os ídolos da música”, sinaliza Frank Ribeiro, diretor de vendas e de marketing da SegurPro.

Esquema de segurança em megaeventos e grandes eventos tem de ser assim, para mais… caso contrário, já sabemos o triste resultado.

Que a primeira edição do The Town seja uma referência e que inicie sua trajetória por aqui com muita alegria e tranquilidade, concretizando seu propósito de conectar toda a diversidade da pauliceia desvairada em um clima de muita diversão, com toda a segurança possível, afinal, sem segurança não dá para que nenhum evento ocorra de forma exitosa!