Por Andrea Nakane*

Cerca de duzentas empresas clientes, participantes de 12 países e duas delegações da Colômbia e 38 patrocinadores. Esses são alguns dos números do LACTE 11 – Latino American CorporateTravel & Eventos Experience que ocorreu nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro no Grand Hyatt em São Paulo, promovido pela ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas).

O evento, atualmente, configura-se no cenário do turismo de negócios e eventos como um dos mais estratégicos e produtivos e consolida o propósito da ALAGEV, sua promotora, em gerar oportunidades de relacionamento e proporcionar a educação continuada para seus participantes.

Todo o escopo programático engloba temas de interesse dos profissionais do setor, dando ênfase a questões consideradas prioritariamente globais como precificação, negociação esavings em viagens e eventos; experiência do viajante corporativo; multicanais: os novos meios de compra e o que influencia no momento de decidir qual é a melhor ferramenta.

Ao mesmo tempo que atinge todos os 700 participantes, o LACTE tem em sua configuração sessões exclusivas para buyers associados, prestigiando e agregando valor ao pertencimento no grupo.

Outro ponto de grande destaque do evento diz respeito a incansável busca por inovações no próprio design do acontecimento, demonstrando sua visão desbravadora e influenciadora.

Esse ano as novidades na programação foram as sessões triplas, que possibilitaram aos participantes assistirem a três temas distintos, fazendo um rodízio de salas, sem perder nenhum conteúdo.  Na sessão Arena What´s up ocorreram discussões com a participação da plateia debatendo os assuntos que foram mais comentados e levantaram mais inquietações e a palestra de Carlos Júlio agradou em cheio, abordando a temática da Inovação.

Esse ano as novidades na programação foram as sessões triplas, que possibilitaram aos participantes assistirem a três temas distintos, fazendo um rodízio de salas, sem perder nenhum conteúdo

As plenárias gerais patrocinadas pelas cias. aéreas GOL, Avianca e Latam brindaram os participantes com uma palestra do consultor e autor Roberto Shinyashiki, um pocket showintitulado Chacrinha, com Stefan Nercessian em uma performance fantástica e uma abordagem analítica das perspectivas da economia brasileira com o professor e consultor Gustavo Loyola, respectivamente.

Nos intervalos das atividades educacionais, os participantes tinham acesso a uma pequena exposição de produtos e serviços para o setor, permitindo troca de informações e cartões de visita.

Além disso, como em toda a edição do LACTE, aguardou-se com muito interesse o resultado da pesquisa intitulada IEVC 2015 (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas 2015), uma parceria da ALAGEV com o Senac – ver matéria já publicada no Diário do Turismo. São dados compilados que permitem não só ratificar todo o cenário passado e já traçar rumos para o presente-futuro.

E assim, organizando um evento que tem como missão garantir a democratização das informações do mercado para quem realmente é responsável por sua dinâmica, permitindo, ainda, a construção de uma rede colaborativa, onde todos possam convergir suas aspirações, inspirações, temores e sucessos, para o bem comum de um mercado, cuja relevância é notória. E que mesmo atravessando todas as retrações econômicas atuais, demonstra ser heroico, justamente pela representatividade de seus profissionais e sua incessante busca por fazer melhor… sempre… assim como o próprio LACTE.

Até 2017, na 12º edição!

*Andréa Nakane é carioca, professora universitária e diretora da Mestres da Hospitalidade